Apresentação

Em 1985, em função da demanda da sociedade por profissionais na área de Computação e Informática e da competência já instalada, foi proposta a criação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB, em João Pessoa (Campus I).

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB, Campus I foi criado pela Resolução no 61, do CONSUNI, de 29 de março de 1985, sob a responsabilidade do Departamento de Informática do, tomando como base para sua estrutura curricular, o modelo adotado para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Curso oferecia 20 vagas anuais.

A Resolução No. 45/85 do CONSEPE/UFPB, de 04 de dezembro de 1985, estabeleceu a estrutura curricular do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. O Curso tinha então uma carga horária de 2.925 horas e 189 créditos.

A Portaria No. 569 do Ministro de Estado da Educação e Cultura, de 20 de outubro de 1989, publicada no Diário Oficial da União do dia xx/xx/xxxx, à página xxxx, concedeu reconhecimento ao Curso, antes, portanto, que a primeira turma de alunos tivesse concluído o Curso.

O Curso de Ciência da Computação sempre atraiu uma grande quantidade de alunos, com uma média de mais de 20 candidatos por vaga, nos exames vestibulares realizados entre 1985 e 2000. Em 1995, atendendo aos apelos da Reitoria, e considerando a grande demanda, o Departamento de Informática elevou o número de vagas anuais de 20 para 25. Esse número passou em 1992 para 60, com dupla entrada de vestibulandos, em março e agosto, dentro da diretriz geral da Reitoria de aumento linear de 20% das vagas em todos os cursos da Universidade, atendendo determinação do Ministério da Educação.

Desde que foi autorizado a funcionar, o Curso de Ciência da Computação já formou xxx profissionais. Atualmente (período 2009.1), o Curso apresenta um total de 339 alunos ativos, sendo destes 221 matriculados.