II.4 - CONECTANDO TUDO: OS BARRAMENTOS

No diagrama simplificado da figura 2 todos os módulos lógicos se comunicam com a Unidade Central de Processamento. Na prática, muitos modelos de interconexão podem ser usados, geralmente através de barramentos. Lembre-se de que um barramento é um meio de transmissão de imformações ou sinais, distinguidos por suas funções. No caso dos sistemas baseados em microprocessador ao menos três barramentos são fornecidos:

Os Barramemtos são implementados como linhas de comunicação reais. Eles podem ser posicionados como parte do circuito no próprio Chip (Barramentos internos) ou podem servir de comunicação externa entre os Chips (Barramentos externos). Os barramentos externos podem ser expandidos para facilitar a conexão de dispositivos especiais. Um projeto eficiente de barramentos é crucial para a velocidade do sistema.

 SUMÁRIO: ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR

  Cada sistema de computador de uso geral tem cinco elementos funcionais: A Unidade de Controle (UC), a Unidade de Lógica e Aritmética (ULA), a Memória e as Unidades de Entrada e Saída (geralmente referenciadas pela notação I/O). Esses elementos são interconectados por três barramentos: o Barramento de Dados, o Barramento de Endereço e o Barramento de Controle.