O que é?
O IRC permite que você converse com outros usuários Internet em tempo real, independente de onde eles possam estar localizados. Isso significa que é possível facilmente conversar com um grupo de pessoas espalhadas pelo mundo, como se todos estivessem no mesmo lugar.

Atualmente existem mais de duzentos servidores de IRC e dez mil usuários conectados simultaneamente, conversando sobre os mais diversos assuntos.

Não pense que todas essas pessoas estão falando ao mesmo tempo! O IRC está organizado em canais e cabe ao usuário escolher dentre os muitos disponíveis, qual o canal que deseja entrar.

Os canais funcionam como "Salas Virtuais", sendo possível a criação de canais particulares com controle de acesso aos convidados. Não há restrições quanto ao número de pessoas que podem participar de uma dada discussão nem número de canais que podem ser formados pelo IRC.

O IRC tem sido usado extensivamente para coberturas ao vivo de eventos mundiais, notícias, comentários esportivos, etc. Também serve como substituto extremamente barato para ligações de longa distância.

Funcionalidade
Pelo fato de todas as conversas acontecerem em tempo real, você poderá marcar um horário para "encontrar" seus amigos, bem como resolver questões de trabalho pendentes.
 

Como entrar no IRC?

O programa que você precisa para entrar no IRC é chamado um cliente IRC. E no nosso caso, usaremos um cliente IRC para Windows chamado mIRC. Um cliente irc lê os comandos que você passa a ele e os interpreta. Filtra e performa as ações apropriadas, e, se necessário, transmite para um servidor. Um servidor IRC pode servir muitos outros clientes. Ele guarda informações sobre os canais e pessoas no IRC, além de também ser responsável pelo roteamento de suas mensagens para outras pessoas no IRC.
É normalmente melhor que você escolha um servidor próximo de onde você está. Aqui segue uma lista de servidores a serem procurados.
 

Servidor

irc-2.mit.edu
irc.virginia.edu
us.undernet.org
eu.undernet.org
irc.kanopus.com.br
ca.undernet.org
au.undernet.org
irc.escape.com
irc.colorado.edu 

Localidade

Massachussets-EUA
Virginia-EUA
Central- EUA
Europa
Brasil
Canadá
Austrália
Nova York
Colorado-EUA

Como usar?

O mIRC é um programa de grande utilização pelos "fanáticos" pelo IRC, também chamados de vIRCiados. É um programa fácil de usar e de grandes possibilidades.

Tela do mIRC

Vamos agora à interface do mIRC. No menu File temos as seguintes opções:

Connect: Selecione este item para iniciar uma conexão IRC. Antes você deve ter entrado com as informações requeridas pela janela setup. Este item muda para cancel connect quando o programa tenta se conectar a um servidor de IRC e muda para disconnect enquanto você estiver conectado.

Setup: Você precisa entrar com suas informações básicas nos campos exibidos. O mIRC não se conectará se algum dos campos estiver vazio.

Tela de Setup do mIRC

Real Name e Email: Você deve informar seu nome e seu enderço eletrônico. O primeiro nome pode ser seu nome real ou qualquer outro nome que você quiser que apareça quando alguém pedir informações suas ( com o comando /whois ). O seu endereço deve ser completo Ex: joao@ipanema.carioca.br

Nick Name e Alternate: Além de entrar com um apelido (Nickname), você também poderá entrar com um apelido alternativo que será usado quando o primeiro estiver em uso. Quando você tentar se conectar no servidor de IRC e ambos, apelido e alternativo já estiverem sendo usados , o mIRC insere /nick na caixa de edição para que tudo que você tenha que fazer é entrar com um novo apelido e teclar Enter.

Servers List: Você pode também construir uma pequena lista de servidores de IRC que você usa regularmente. Entre com o nome do servidor e o número da porta (normalmente 6667) e clique em Add server. Se você tiver que especificar uma senha, pode fazer isso depois do número da porta acrescentando (..) e então uma senha. O último servidor que você tiver se conectado será colocado no topo da lista. Se você der um clique duplo no nome do servidor, o programa tentará se conectar a ele.

Add Server: Permite que você insira outro servidor na sua Server List Description (é apenas uma descrição pessoal do servidor).

IRC Server: Endereço do servidor em que você deseja entrar.

Port: O padrão é o número 6667.

Edit: Permite que você altere a descrição do servidor que estiver selecionada na sua Server List. Delete: Apaga a entrada do servidor que estiver selecionado na Server List.

Connect: Se você clicar em connect, o mIRC tentará se conectar com o servidor de IRC correntemente selecionado. Se você já estiver conectado a um servidor, será desconectado antes de se conectar a um novo.

Ao clicar o botão Local Info Você deve fornecer informações do seu servidor local.

Local Host: É usado para registrar no servidor o nome do local host e pode ser a parte do seu endereço eletrônico que vem após o símbolo @. No nosso caso, será carioca.br. Se deixar este campo vazio, então o mIRC tentará obter seu nome do host local por si mesmo. Entretanto, se o mIRC responder com a mensagem "unable to get local host name", então você terá que preencher o campo manualmente.

IP address: Isto é normalmente preenchido pelo programa e está aqui principalmente para sua informação. O mIRC procura pelo endereço IP e armazena-o no arquivo mirc.ini para futura referência.

On connect always get...: Estas opções são devidas aos vários tipos de conecções à Internet. Algumas pessoas tem um endereço IP fixo e outras tem um endereço IP dinâmico. No nosso caso, os usuários que estiverem se conectando de casa devem deixar selecionado o IP address. Para quem estiver usando uma de nossas máquinas na faculdade, deverá deixar selecionada a opção Local Host.
 

Vejamos agora as opções do menu Misc

Options: São opções gerais.
Na opção de IRC Switches temos:

Tela de Options do mIRC

Connect on startup: o cliente tenta se conectar ao servidor glossário automaticamente quando executado.

Reconnect on disconnection: se um servidor de IRC desconectá-lo sem que você use o comando quit, você será conectado automaticamente.

Actions are purple: Se esta opção for selecionada, qualquer ação na janela do canal aparecerá em roxo para ficar em evidência.

Highlight own messages: Se esta opção for selecionada, tudo que você escrever aparecerá destacado. É outra maneira de assinalar o que você diz.

Prefix own messages: Se esta opção for selecionada, seu apelido será prefixo de qualquer mensagem que você digitar.

Iconify query window: Se alguém lhe enviar uma mensagem privada, o mecanismo padrão faz com que se abra uma janela pronta para receber mensagens. Você pode selecionar esta opção para forçar o mIRC a iconificar a janela previnindo de selecionar esta opção para forçar o mIRC a iconificar a janela previnindo de tirar o foco da janela que você está trabalhando corretamente.

Dedicated query window: Direciona todas as mensagens ou avisos de outros usuários para uma só janela.

Whois on query: Selecione esta opção para ter o comando whois nickname dado para qualquer pessoa que lhe enviar uma mensagem privada.

Auto join channel on invite:Esta opção faz com que você entre num canal automaticamente quando você for convidado. O mIRC tentará minimizar a janela, mas nem sempre funcionará.

Rejoin channel when kicked: Se você for excluído de um canal, o cliente irá imediatamente tentar entrar no mesmo canal.

Cancel away on keypress: Desejando voltar e estando ausente (usando o comando /away <messages> ) selecione esta opção.

Beep on channel message: Toda vez que algo for escrito numa janela do canal que não for ativa, mIRC emitirá um beep.

Beep on query message: Toda vez que algo for escrito numa janela de query (conversa privada) que não for ativa, mIRC emitirá um beep.

Beep on message while in buffer: O programa emitirá um beep se alguém falar no canal enquanto você estiver voltando a tela para as linhas anteriores.

Na opção show:

Alternative join/part/quit: Faz com que o mIRC exiba as mensagens de uma maneira diferente.

User addreses: Possibilita a visualização dos endereços dos usuários sempre que eles entrarem, sairem ou forem excluídos de um canal.

Quits in channel: Normalmente se um usuário no mesmo canal que o seu se desconectar do IRC ( com /quit), esta mensagem é apenas exibida na janela de canal.

Join/parts in channel: Serve para visualizar os usuários que entrarem e sairem dos canais se estes canais estiverem lotados você poderá desligar esta opção para não encher sua tela com mensagens de entradas e saídas.

Modes in channel: Normalmente as mudanças de modo aparecerão nas janelas dos canais, mas você poderá desligar esta opção para deixar que estas mensagens apareçam na janela de status.

Invites in active window: Se esta opção estiver desligada, todas as mensagens de Invite (convite a um canal) aparecerão na janela de status.

Queries in active window: Esta opção mostra todas as queries (conversas privadas) na janela de canal ativa ao invés de abrir uma janela para conversa privada. Porém, se você não estiver numa janela de algum canal, a janela de query será aberta.

Na opção de Action List temos a possibilidade de executar alguns comandos automaticamente ao se logar no servidor de IRC. Estes comandos podem estar ativados ou não, de acordo com o check box active que poderá estar selecionado ou não. É necessário verificá-lo para cada comando.

Tela de Options do mIRC

Perform: você pode entrar com um conjunto de comandos neste box que serão executados toda vez que você se conectar ao IRC.

Highlight: em um canal, toda linha que contiver palavras de sua lista serão grifadas em marrom escuro.

Notify: Você poderá definir alguns apelidos de pessoas conhecidas para o programa verificar se um dos apelidos especificados está correntemente no IRC e notificar se o usuário entrar ou sair.

Auto-op: Se você está em um canal e é operador (op status), quaisquer usuários que você tenha em listas serão automaticamente transformados em operadores.

Protect: Se você tiver definido uma lista de apelidos e algum usuário tirar o status de operador de uma pessoa que você tem nesta lista, o usuário perderá o status de operador.

Ignore: As mensagens dos apelidos/endereços desta lista serão ignorados.

Show notifies in active window: O default é que os notifies apareçam na janela de status. Porém se esta opção for selecionada, as mensagens de notificação de um apelido no servidor aparecerão também na janela ativa em que você estiver trabalhando.

Beep on highlighted word: Trabalha junto com a opção highlight. Se uma palavra aparecer grifada, o mIRC emitirá um beep.

Randon delay Auto-op: Esta opção introduz um atraso aleatório de 1 a 7 segundos na rotina auto-op. Isto tem como objetivo previnir que as janelas de canal se encham de notificações de troca.

CTCP finger reply: Mensagem que um usuário recebe quando ele executa o comando /CTCP em você.

Quit message: Mensagem exibida quando você sair do IRC.

A opção Server servirá para atender pedidos de outros usuários ou outros sistemas.

Tela de Options do mIRC

Enable Ident server: Você poderá deixar o check box desabilitado, embora não seja o melhor a fazer pois alguns sistemas poderão recusar a conexão se não houver resposta a um pedido de identificação.

User ID: Deve ser preenchido com o seu login no sistema.

System: Identifica seu sistema operacional. Para qualquer propósito, preencher algo diferente de UNIX não será muito útil para a maioria das pessoas.

Porta: Normalmente deve ser 6667.

Na opção Fonts dentro ainda do menu Misc, o mIRC permite que você selecione um tipo diferente de fonte para cada tipo de janela. A fonte default pode ser alterada para uma janela específica via System Menu.

Agora, já no menu Tools, você terá as seguintes opções:

Aliases: O mIRC permite que você defina aliases simples para acelerar sua sessão de IRC. A implementação corrente permite que alguns termos compostos sejam armazenados. Cada aliases único precisa ser colocado em uma única linha.

Ex: /gb /join #gb

Significa que ao digitar /gb você estará executando o comando “/join #gb”.

Popups: O mIRC permite a você criar 3 tipos diferentes de menus popup: um para a janela principal, um para as janelas de query/chat, e um para o listbox onde os apelidos de usuários no canal corrente são listados.

Remote: Esta opção permite que você especifique como o mIRC responderá a conversas privadas e como ele reagirá a alguns tipos de eventos do IRC Esta é ferramenta .mais complexa do IRC e requer que você entenda os formatos dos aliases, além dos comandos do IRC precisamente. Assim, você poderá deixar que o mIRC responda a qualquer comando remoto que você possa imaginar.

Através do menu DCC poderemos dentro do Mirc trocar arquivos com nossos “amigos virtuais”.

Send: Permite que você envie para um determinado nick um arquivo que você especificar.

Chat: Permite que você entre em uma conversa privada diretamente com um “ amigo virtual”, bypassando o servidor de IRC.

Options: Esta janela permite que você selecione algumas opções para o comando DCC.

Show Get Dialog / Auto-get File / Ignore all: Como default, um pedido de envio deve ser aceito por você antes da transferência começar. Porém, se você escolher a opção de auto-get file , o mIRC automaticamente aceitará o pedido de envio e começa a receber o arquivo. Ele também minimizará a janela de recebimento se você selecionar a opção minimizar. Você também pode deixar o mIRC fechar a janela de recebimento automaticamente depois da transferência ter sido completa, selecionando a opção Auto-Close get. Se você selecionar Ignore All então todos os pedidos de dcc que chegarem a você serão ignorados.

On transfer completion...: O mIRC realizará as opções selecionadas assim que a transferência tenha sido completa. O mIRC indicará na janela de status se a transferência foi feita com sucesso ou não. A notificação através de “beep” dependerá dos ajustes nas janelas de configuração extra do menu options do Misc..

Show progress as percent: Para o DCC get, isto dependerá se o cliente prover do tamanho do arquivo quando a sessão de envio tiver início. Se nenhum tamanho de arquivo for enviado, a porcentagem não poderá ser mostrada e somente os bytes recebidos serão mostrados.

Tela de DCC do mIRC

Auto-resume existing files: Se alguém tentar enviar a você um arquivo que já exista no diretório do DCC get, então o mIRC, geralmente, mostra uma tela de diálogo, perguntando se você quer overwrite / resume / rename o arquivo. Marcando essa opção, forçará o mIRC a sempre “resume” o arquivo se ele já existir.

Show Chat Dialog / Auto-accept chat / Ignore All: Como default, um pedido de chat deve ser aceito por você antes do chat começar. Porém se você selecionar a opção de auto-accept, então o mIRC abrirá uma janela de DCC chat e aceitará o pedido de chat automaticamente. Também minimizará a janela de chat se você selecionar a opção de minimizar. Se você selecionar Ignore All, então todos os DCC chats que você receber serão ignorados.

Get / Chat Dialog Time Out: Quando um usuário envia a você um Send de um arquivo ou pedido de Chat, uma caixa de diálogos aparecerá e espera por você aceitar ou não. A caixa de diálogos esperará um especificado número de segundos até desaparecer.

Send / Get Transfer Time Out: Durante uma transferência, o mIRC esperará um especificado número de segundos pela resposta do outro cliente antes de terminar a conexão.

Fileserver Time Out: O mIRC fechará a janela Fileserver se um usuário ficar sem enviar resposta durante um determinado número de segundos.

Max. DCC Sends: Limita o número de DCC remotos de envio de arquivos simultâneos. Isto é, não vai permitir que você inicie um DCC send manualmente, mas permitirá aos usuários que pedirem um DCC Send remotamente.

Max. Fileservers: Limita o número de usuários que podem ser servidos simultâneamente.

DCC Get Directory: O diretório onde os arquivos recebidos são armazenados. Bom, e para finalmente “conversar” no mIRC, bsasta digitar o desejado na janela do canal aberto. E não se esqueça que para dar umm comando é necessário a barra “/” anterior a este.
 

Comandos IRC

Qualquer linha começando com o caracter ‘/’ ‘é visto como um comando ircII (o caracter de comando pode ser mudado, basta digitar ‘/help set cmdchar’). Qualquer linha não começando com este caracter é tratada como uma mensagem a ser enviada ao canal corrente. Para ver uma listagem dos comandos digite ‘/help?’.
 

Comandos gerais

/nick

Toda pessoa que estiver falando com você vê este nome, e ele é limitado a 9 caracteres. Seu apelido será o mesmo que seu nome de login por default. Você pode definir numa variável de ambiente chamada ircnick, o valor que será usado no lugar do seu nome de.login. Apelidos repetidos não são permitidos num mesmo servidor. Se o apelido que você deseja usar conflita com outro já existente, quando você tentar entrar no IRC receberá notificação que precisa mudar o apelido para conseguir entrar.

Ex.: /nick Mila

/quit <razão>

Sai da sessão de IRC. Você pode usar também bye, signoff e exit. Se uma razão é fornecida, ela é exibida para as outras pessoas nos seus canais.

Ex.: /quit vou dormir

/help <comando>

Exibe help do comando dado.

Ex.: /helpl whois

/whois <apelido>

Exibe informações sobre alguém.

Ex.: /whois Mila

/whowas <servidor> <apelido> Exibe informação sobre algué

m que usou o apelido dado, mesmo que ninguém esteja correntemente usando-o.

Ex.: /whowas Mila

/away <mensagem away>

Deixa uma mensagem dizendo que você não está prestando atenção ao IRC no momento. Toda vez que alguém lhe enviar uma mensagem ou der um whois em você, verá automaticamente qualquer mensagem que você defina. Usando away sem parâmetros, significa que você está de volta.

Ex.: /away fui pegar uma xícara de chá
 

Comandos de conversa privada

/msg <apelido>|<canal> <texto>

Envia uma mensagem privada para o apelido especificado.

Ex.: /msg Mila Esta mensagem é somente para Mila

Se você deseja mandar mensagem privada para mais de uma pessoa, você pode especificar uma lista de apelidos separados por vírgulas (e sem espaço entre elas)

: /msg Mila, Flavia Esta mensagem é para ambas Mila e Flavia.

Dois apelidos especiais são definidos. Se o apelido for “,” (vírgula), a mensagem é enviada para a última pessoa que lhe enviou uma mensagem. se o apelido for “.” (ponto), a mensagem é enviada para a última pessoa que você enviou mensagem.
 

/query <apelido>|<canal>

Inicia uma conversação privada com <apelido>. Todo texto que você digitar que normalmente iria para o canal, agora vai para o apelido fornecido na forma de mensagens. Para cancelar uma mensagem privada, use query sem argumentos.

Ex.: /query Mila
 

/notify - <apelido>

Adiciona ou remove <apelido> à lista de pessoas que ao entrarem ou saírem do IRC gerarão um aviso para você. Isto é usado para que você saiba quando seus amigos estão no IRC.

Ex.: /notify Mila Joe

/ignore <apelido>|<user@host> - <message type>

Este comando é usado para não ver mensagens de uma determinada pessoa, ou porque ela está enchendo o canal de lixo ou apenas chateando. A resposta correta para tal comportamento é ignorar está pessoa. O comando /ignore suprime a saída de um certo usuário da sua tela. Ignore pode ser definido por apelido ou especificando o formato userid@hostname.

Ex.: /ignore *@cheshire.oxy.edu.all
 

Comandos de canais

/list <flags> <channel mask>

Lista todos os canais correntes, número de usuários, e tópico. A lista exibida pode ser muito longa, então você pode limita-lá usando flags. /list -min n, por exemplo, remove canais da listagem com menos de n pessoas.

Ex.: /list -min 5
 

/names <flags> <channel mask>

Exibe o apelido de todos os usuários em cada canal, a saída deste comando também pode ser filtrada com os flags -min n e -max n.

Ex.: /names -min 5
 

/join <canal>

Entra em um canal de conversação.

Ex.: /join #brasil
 

/who <canal>

Fornece listagem dos usuários. /who * para a lista de usuários no seu canal corrente.

Ex.: /who #brasil.
 

/invite <apelido> <canal>

Convida outro usuário para um canal. Se nenhum canal é especificado, seu canal corrente é usado.

Ex.: /invite Mila

Para aceitar o convite digite /join -invite ou /join <canal>
 

/leave <canal>

Para sair de um canal.

Ex.: /leave #brasil
 

/kick <canal> <apelido>

Chuta para fora do canal especificado o usuário de apelido dado. Apenas operadores de canal têm o poder de executar este comando.

Ex.: /kick #brasil target
 

/topic <canal> <tópico para o canal>

Muda o tópico para o canal.

Ex.: /topic o canal do silêncio
 

/me <ação que você está executando>

Você pode querer descrever a ação que está executando para os outros parceiros de canal.

Ex.: /me abrindo um refrigerante
 

Modos

Use + ou - para alterar (adicionar ou retirar) o modo de seu canal.
/mode <canal>|<apelido> +|- <caracter de modo> <parâmetro>
 

Modos de canais
 
caracter de modo 

b <pessoa>
i
l <número>
m
n
o <apelido>
p
s

efeito no canal 

bane alguém, <pessoa> na forma user @host
canal é apenas para convidados
canal é limitado, <número> máximo permitido
canal é moderado - apenas operadores de canal podem falar
/msgs externas não são permitidas
faz de <apelido> o operador de canal
canal é privado
canal é secreto
limitado a tópico, apenas o operador de canal pode mudá-lo 

Modos de usuários
 
caracter de modo 

i
s
w

efeito no canal 

transforma o usuário em invisível
recebe notícias do servidor
recebe mensagens do operador

Comandos cliente-servidor

/ctcp <apelido> <????>
Performa certas ações especificadas de cliente.

/dcc <função> <argumento>
Manipula conexões diretas para clientes remotos.

/dcc send <apelido> <nomearq>
Inicia transferência de arquivos.

/dcc get <apelido> <nomearq>
Aceita uma transferência de arquivos.

/dcc close <tipo> <apelido> <nomearq>
Finaliza uma conexão ou oferta de dcc.

/dcc list
Exibe as conexões correntes de dcc.

/dcc chat
Inicia uma conversa segura entre dois clientes.
 

Comandos relacionados à rede

/admin <servidor>
Exibe informação sobre um servidor.

/links <servidor>
Exibe o servidor na rede irc.

/server <servidor>|<número do servidor> <número da porta>
Troca seu servidor primário.

/motd <servidor>
Exibe a mensagemdo dia do servidor.

/users <servidor>
Imprime o nome dos usuários “logados” na máquina servidora.


Selecione outra opcao no menu ao lado.